O Padre João Vieira Rezende, autor da “Monografia da Gafanha”, nasceu a 7 de Março de 1881, em Vale de Ílhavo de Cima, freguesia de Ílhavo. Filho de João Vieira Rezende e de Ana Vieira dos Santos, foi ordenado presbítero em 22 de Dezembro de 1906, depois de se dedicar à lavoura, trabalhando bastante na apanha do moliço na Ponte de Água Fria (Vista Alegre).
Quando foi criada a paróquia da Gafanha da Encarnação, o Padre Rezende deixou a paroquialidade de Vagos, sendo nomeado primeiro pároco, cargo que exerceu entre 10 de Novembro de 1928 e 1948.
Durante os 20 anos, foi o Padre Rezende o verdadeiro construtor da nova freguesia, desde a reorganização da Irmandade e do Apostolado de Oração, da criação de novas estruturas que fomentassem a espiritualidade dos seus paroquianos até à realização de obras indispensáveis na igreja e na residência paroquial.
Fruto do seu amor a esta região, escreveu um livro indispensável a todos os estudiosos que queiram conhecer o seu passado, a “Monografia da Gafanha”.
Retirou-se então para a residência de familiares, em Vale de Ílhavo.
Faleceu no dia 13 de Outubro de 1959, com 78 anos de idade.
In “Gafanha da Encarnação – Monografia da Paróquia”, de Manuel Olívio da Rocha