Domingo, 8 de Novembro de 2009

Mestre Lourenço de Sesimbra fez amizades na nossa terra


Pérola de Sesimbra antiga




Pérola de Sesimbra no estaleiro 


Miguel Lourenço, de Sesimbra, teve a gentileza de entrar em contacto comigo, a propósito de temas marítimos. Mora em http://www.sesimbra.blogspot.com/, onde, na opção barcos, há temas que recomendo.

O Miguel é neto de mestre Lourenço Caparica, que se relacionou com os Mónicas, nomeadamente com o Arménio, filho do mestre Manuel Maria Bolais Mónica. A traineira "Pérola de Sesimbra", construída pelos Mónicas, será, provavelmente, segundo o Miguel Lourenço, o último barco dos estaleiros da Gafanha, ainda em actividade.

O Miguel informa também que o seu avô era amigo do armador do “Jesus nas Oliveiras, tendo feito amizades em Aveiro, com o mestre Zé Pata, que se mudou para Peniche.

Não posso deixar de sublinhar a importância deste contacto, à semelhança de outros que nos ajudam a construir história, oferecendo-nos, quantas vezes, gratas recordações.

Obrigado, Miguel.


Fernando Martins
publicado por Fernando Martins às 18:57
link do post | comentar | favorito
 O que é?
2 comentários:
De Anónimo a 8 de Novembro de 2009 às 19:27
Gostava de saber um pouco mais da história dos estaleiros dos Mónicas e até ao ano que estiveram em actividade e se o mestre Arménio Mónica é vivo?
Embora fosse um estaleiro vocacionado para os bacalhoeiros e 2 obras impares e mal aproveitadas pelos governantes que foi em 1940 a "Nau Portugal" e em 1961 a "Nau S. Vicente" que é visivel numa das fotos.
Para Sesimbra além da "Pérola de Sesimbra" tambem veio a "Espuma do Mar que mudaria para Virgem do Sol" eram cnstruções unicas porque eram muito robustas inclussive tinham a particularidade de terem casco duplo.
Ao fim de 50 anos 2 terços do barco continuam sem fazer água e sem levar uma unica tábua, a excepção é a popa que foi transformada em 1991 para painel e parece actualmente a parte mais velha da embarcação.
Embora seja novo, tenho um grande interesse pelo passado recente da nossa pesca e construção naval.
Espero para o ano ter o meu blog com um arquivo de grande parte das traineiras Portuguesas de norte a sul e agradecer ao Sr. Fernando Martins por publicar estas fotos.

Miguel Lourenço Sesimbra
De Anónimo a 8 de Novembro de 2009 às 19:29
Sr. Martins no 2 texto imendei alguns erros assim sendo é para anular o 1º.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Voltei à casa antiga

. Estória das secas

. Amanhã vamos ter nordeste

. Bispo de Aveiro: D. João ...

. Festa da Senhora dos Nave...

. Ruas da Gafanha da Nazaré...

. Protestantismo na Gafanha...

. Visita Pastoral de D. Man...

. FAMILIAS TRADICIONAIS NA...

. Cortejo a favor do Seminá...

.arquivos

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds