Segunda-feira, 12 de Abril de 2010

Universidade Sénior volta ao trabalho

Em  dia de aniversários

 

Herança para os nossos filhos e netos

 

Voltei hoje à Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo, depois das férias da Páscoa. Foi agradável reencontrar-me com o grupo da História Local que procuro animar, no sentido de chamar a atenção para as terras e gentes que habitamos e somos.

Na sequência do último encontro antes das férias, em que abordámos um pouco a história da Páscoa e do que ela significa, trocámos hoje algumas impressões sobre as tradições pascais na região de Aveiro, a partir de um texto de Amaro Neves, e, ainda, sobre memórias que temos e cultivamos das meninices por que passámos.

Combinámos que, num esforço de contribuirmos para a preservação das tradições que nos enformam, teremos de passar a escrito o que ainda recordamos com saudade.

Tudo isto não é reflexo de qualquer sentimento nostálgico do nosso passado, porque tão-só desejamos deixar como herança, aos filhos e netos que são parte essencial de nós mesmos, vivências que interiorizámos nos nossos genes, enriquecendo a personalidade do povo que somos nesta terra que ria e mar beijam com enlevo.

Do que cada um puder fazer neste capítulo, como noutros que a US está a implementar, daremos conta aos leitores do Convida Saberes e do Galafanha.

 

Fernando Martins

publicado por Fernando Martins às 22:14
link do post | comentar | favorito
 O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Voltei à casa antiga

. Estória das secas

. Amanhã vamos ter nordeste

. Bispo de Aveiro: D. João ...

. Festa da Senhora dos Nave...

. Ruas da Gafanha da Nazaré...

. Protestantismo na Gafanha...

. Visita Pastoral de D. Man...

. FAMILIAS TRADICIONAIS NA...

. Cortejo a favor do Seminá...

.arquivos

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds