Sexta-feira, 26 de Março de 2010

O Cantar das Almas

 

 

No passado sábado, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré levou por diante uma iniciativa para recordar tempos e hábitos idos. O Cantar das Almas voltou ao salão paroquial para reavivar tradições que marcaram muita gente.

Desta vez, associou-se o Grupo de Danças e Cantares  de Fermêdo e Mato, Arouca, que nos deliciou com um Cantar das Almas muito diferente do nosso. Cada terra com seus usos, que nos merecem sempre respeito e admiração.

 

:

Não é todos os dias que contactamos com pessoas e grupos que dedicam parte do seu tempo às memórias assentes nas suas raízes. A azáfama da vida retira-nos esse prazer. Mas seria bom que ao passado dedicássemos algum tempo, com vista a preparar o futuro.

Tive a oportunidade de evocar, nesse encontro, com bastante público, aliás, algumas recordações de épocas distantes em que também acompanhei minha saudosa mãe no grupo que andava de porta em porta a cantar às almas do purgatório. É bom lembrar tudo isso.

Depois o Grupo Etnográfico apresentou cenas dos nossos avoengos, com famílias numerosas, avós cheios de anos, de vida e de dores. As orações e as admoestações à mesa, onde a família comia as batas da mesma travessa, mastigando as tarefas do dia, à luz do candeeiro. A seguir veio o grupo do Cantar das Almas. Homens de um lado, mulheres de outro, com cânticos alternados. E no fim o alqueire do milho da família, pelas suas almas.

 

:

O Grupo de Fermêdo e Mato brindou-nos com uma expressiva manifestação de fé de tempos que já lá vão.

Tudo começava com um apelo gritado, alto e bom som. «Alerta, pecadores, alerta. Se estais a dormir, acordai; se estais acordados, rezai: Um Padre Nosso e uma Ave Maria». Seguia-se um cântico. Mais apelos e mais Padre Nossos e Ave Marias. E assim diversas vezes. Tudo feito e escutado com muito silêncio  e devoção.

 

FM

 

publicado por Fernando Martins às 13:53
link do post | comentar | favorito
 O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Voltei à casa antiga

. Estória das secas

. Amanhã vamos ter nordeste

. Bispo de Aveiro: D. João ...

. Festa da Senhora dos Nave...

. Ruas da Gafanha da Nazaré...

. Protestantismo na Gafanha...

. Visita Pastoral de D. Man...

. FAMILIAS TRADICIONAIS NA...

. Cortejo a favor do Seminá...

.arquivos

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds