Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010

Padre Bastos, 3.º Prior da Gafanha da Nazaré

 

Prior Bastos com três crianças: As laterais são austríacas
 
O Padre José Henriques da Eira Bastos nasceu a 12 de Março de 1920 e foi ordenado em 19 de Setembro de 1942. Foi o 3.º Prior da Gafanha da Nazaré, entre 24 de Abril de 1948 e 18 de Novembro de 1950.
No curto espaço de tempo que esteve entre na nossa paróquia, não podia ter feito grande trabalho pastoral. Veio substituir o Prior Guerra, que marcou entre nós uma certa estabilidade, dentro da Igreja tradicional em que vivíamos. Contudo, desde o início ofereceu ao povo da Gafanha da Nazaré um ar ousado de juventude, imprimindo ao seu trabalho pastoral um grande dinamismo e coragem. Como prova disso, avançou com a construção da Residência Paroquial, cujos trabalhos se iniciaram pouco tempo depois. E em Novembro de 1949, afirmava em carta, como refere a Monografia da Paróquia da Gafanha da Nazaré «Agora que a Residência Paroquial é já um facto… Querendo Deus, espero mudar para lá em princípios de Janeiro, p.f. Claro que a casa não ficará agora pronta, mas sim “habitável”»
Entretanto, é justo salientar que o Prior Bastos foi o responsável pelo acolhimento às crianças austríacas que na Gafanha da Nazaré se refugiaram depois da II Grande Guerra Mundial, de 1939-1945. Inclusive recolheu em sua casa, temporariamente, algumas, enquanto não encontrou famílias de acolhimento, ficando com outras o tempo necessário.
publicado por Fernando Martins às 18:55
link do post | comentar | favorito
 O que é?
1 comentário:
De Ribau a 16 de Fevereiro de 2010 às 15:31
O Pe.Bastos, foi o primeiro que se interessou pela juventude na Gafanha da Nazaré, promovendo festas e passeios. Em ano de seca absoluta, promoveu em toda a Gafanha rezas que percorreram toda a fregue-zia, durante uma semana, pedindo chuva. As terras estavam lavradas, mas os lavradores não semeavam
porque com a terra ressiquida não nascia nada...
Eis que no último dia, já perto da igreja, o tempo começa a escurecer. Meu pai olha o céu:-Hum.Vamos
ter chuva! E ela começou a cair, primeiro serena, de-pois copiosamente. A prossição seguiu no seu passo lemto, como que a querer receber aquela benção...
Felizes dos que acreditam...
Ângelo Ribau

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Voltei à casa antiga

. Estória das secas

. Amanhã vamos ter nordeste

. Bispo de Aveiro: D. João ...

. Festa da Senhora dos Nave...

. Ruas da Gafanha da Nazaré...

. Protestantismo na Gafanha...

. Visita Pastoral de D. Man...

. FAMILIAS TRADICIONAIS NA...

. Cortejo a favor do Seminá...

.arquivos

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds