Sábado, 21 de Março de 2009

Faz hoje 19 anos que faleceu o Padre Rubens


Compulsando as edições do TIMONEIRO de 1990 dei de chofre com a notícia da morte do Padre Rubens, em 21 de Março. No jornal de Abril do mesmo ano, escrevi um artigo, onde sublinhei, de forma sentida, o triste acontecimento, infelizmente aguardado desde que se manifestou a doença terrível que o acometeu.
“O Padre Rubens deixou-nos, mas o seu exemplo de homem humilde e dedicado à Igreja permanecerá connosco, para nos iluminar uma vida mais desprendida e mais voltada para os outros.
Falar do Padre Rubens, da sua vivência entre nós, da sua total disponibilidade, da sua humildade em tantos gestos manifestada, e do seu espírito de pobreza, é deveras difícil. E é difícil porque sentimos a perda de um amigo com tudo quanto de bom sabia dar-nos no dia-a-dia do nosso viver comunitário e das nossas preocupações e anseios individuais. É difícil e doloroso porque sentimos como poucos quanto tinha ainda para nos transmitir numa doação não muito frequente nos tempos que correm, numa entrega enraizada numa fé toda ela impregnada duma simplicidade que cativava e sensibilizava
Acompanhámo-lo desde que aqui se fixou para entre nós viver todo o seu sacerdócio, sem limites nem fronteiras. Sem limites, porque todo se dava a tudo quanto considerava útil e importante para a comunidade, e sem fronteiras, porque não olhava a convicções políticas e religiosas das pessoas com quem convivia e das que, por tantas razões, o procuravam. Via em todo o homem um irmão com quem era preciso dialogar e a quem era preciso ajudar.
(…)
O sacerdote que ele foi deixou marcas bem nítidas no coração de cada um de nós, pelo exemplo de total entrega à missão de pastor e guia desta comunidade com a qual ele tão bem se identificava. E a solidariedade cristã que a sua grave doença gerou prova à saciedade a estima que todos por ele nutriam.”

Fernando Martins


publicado por Fernando Martins às 21:32
link do post | comentar | favorito
 O que é?
2 comentários:
De Raquel Severino a 27 de Abril de 2009 às 23:34
Sr. Fernando Martins, estamos deveras agradecidas por sua lembrança e por suas palavras referente ao Pe. Rubens.
O tempo passa muito rápido, mas não alivia nossa saudade!

Um grande abraço,
Raquel Severino e Clair do C. C. Severino
De Fernando Martins a 30 de Abril de 2009 às 22:26
Boas amigas

Agradeço o vosso contacto. Recordo, frequentemente, com muita saudade, o meu amigo Padre Rubens. Colaborei com ele em muitas actividades. Também o entrevistei para a Rádio Terra Nova e guardo a gravação dessa entrevista.

Cumprimentos amigos

Fernando Martins

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Voltei à casa antiga

. Estória das secas

. Amanhã vamos ter nordeste

. Bispo de Aveiro: D. João ...

. Festa da Senhora dos Nave...

. Ruas da Gafanha da Nazaré...

. Protestantismo na Gafanha...

. Visita Pastoral de D. Man...

. FAMILIAS TRADICIONAIS NA...

. Cortejo a favor do Seminá...

.arquivos

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds